Código da Operação: PRORURAL+-7.4.1-FEADER-004033
Programa: PRORURAL +
Medida: Apoio ao desenvolvimento local de base comunitária (DLBC) Leader
Submedida/Ação: Apoio à realização de operações no âmbito da estratégia de desenvolvimento promovido pelas comunidades locais
Intervenção: Investimento em serviços básicos
Investimento Total: 46.615,96 euros
Incentivo: 4.341,60 euros
O presente projeto visa valorizar e qualificar as instalações da Norte Crescente, de forma a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos beneficiários das respostas sociais da Norte Crescente. Deste modo, tenciona-se abranger os eixos prioritários, promovendo a inclusão social, a redução da pobreza e o desenvolvimento económico das zonas rurais, bem como, fomentar o desenvolvimento local das zonas rurais.
A valorização e qualificação das instalações está diretamente relacionada como desenvolvimento do território onde se insere a Norte Crescente, pois irá permitir criar serviços para a população local, propiciar novas oportunidades que objetivam assegurar a redução da pobreza e inclusão social. Este investimento irá permitir que todos os utilizadores possam ter acesso a locais com um ambiente mais inclusivo e saudável para todos, que de outro modo não estariam ao seu alcance. Pretende-se, então, intervir nos edifícios da Quinta do Norte, mais precisamente, no Edifício CDIJ-Novos Rumos e no ATL de Capelas, como também, no ATL da Ajuda da Bretanha.
É no Edifício Principal que está instalado o CAFPE – Centro de Aconselhamento Familiar e Promoção da Empregabilidade. O seu trabalho tem-se consubstanciado na estruturação de ações de participação comunitária, com o objetivo de criar uma rede de solidariedade e construir uma cidadania ativa, consciente e conducente, a uma participação dinâmica na procura de soluções e respostas conjuntas para os problemas e necessidades das populações locais. Até à data o CAFPE apoia e acompanha cerca de 350 famílias, o que resulta em 1200 pessoas abrangidas.
Paralelamente, é na Fábrica das Arte que está implementada a Loja Solidária da Norte Crescente. Com o intuito de promover e contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos socialmente vulneráveis, nomeadamente os residentes na Costa Norte, através da atribuição de bens como vestuário, mobiliário, eletrodomésticos e material didático a preços simbólicos. A Loja Solidária está aberta a toda a comunidade, oferecendo preços reduzidos em artigos semi-novos ou usados, desde: roupa, calçado, acessórios, brinquedos, puericultura, material didático, pequenos eletrodomésticos, material informático, mobiliário e têxtil-lar. Qualificar e dotar a Loja Solidária, irá permitir criar as condições necessárias para que os seus utilizadores se sintam incluídos socialmente e tenham acesso aos seus serviços num ambiente saudável.
O CDIJ – Novos Rumos com edifício próprio na Quinta do Norte, está integrado na rede regional de CDIJ, constitui-se como uma estrutura comunitária de intervenção psicossocial individualizada, que visa colmatar as necessidades e desenvolver as potencialidades, de jovens entre os 14 e os 25 anos, em situação de risco, permitindo um desenvolvimento pleno e saudável, facilitando a sua reintegração através do desenvolvimento de competências pessoais, sociais, educativas e de empregabilidade. A finalidade da intervenção do CDIJ – Novos Rumos assenta em 3 eixos: Empatia, Educação e Empregabilidade, privilegiando a relação com o jovem e a customização das ações à individualidade do jovem, enquanto instrumentos de mudança. Para além do trabalho desenvolvido diretamente com os jovens que integram no CDIJ – Novos Rumos, existe também um trabalho contínuo no apoio e acompanhamento das respetivas famílias, bem como, dos jovens e famílias que que frequentaram o CDIJ – Novos Rumos no ano transato. Neste momento o CDIJ – Novos Rumos trabalha com 31 jovens, 20 com frequência diária e 11 a nível de follow-up, este trabalho é desenvolvido também com as respetivas famílias. É, também, no edifício do CDIJ – Novos Rumos que se desenvolve a Formação Certificada, que se destina a pessoas em risco de exclusão social e tem como objetivo a capacitação para a inclusão laboral.
A Rede de Centros Sócioeducativos e Tecnológicos (RCSET) está em desenvolvimento nas freguesias de São Vicente Ferreira, Capelas, Ajuda da Bretanha e Pilar da Bretanha, como também, nos Remédios com o Ponto de Estudo, onde foram identificados, na comunidade, crianças e jovens com uma grande incidência de fatores de risco como: carência afetiva, negligência parental, agregado familiar em situação de vulnerabilidade, deficiências habitacionais, carências sanitárias e de higiene, modelagem comportamental desajustada, ausência de normas e regras, ausência de modelos parentais adequados e busca constante do conflito como resolução de problemas.
Então a RCSET tem como objetivo potenciar o desenvolvimento saudável e harmonioso das crianças, adolescentes e jovens através de um modelo sócio afetivo que promova capacidades psicossociais adequadas. A RCSET trabalha diretamente com 82 crianças e jovens e consequentemente com os seus agregados familiares. Dado que esta valência se desenvolve em freguesias distintas, existe diferentes instalações para cada um dos polos, neste momento carece de requalificação o ATL de Capelas, instalado na Quinta do Norte o ATL da Ajuda da Bretanha, instalado na Ajuda da Bretanha.
A CAST – Centro de Animação e Sustentabilidade do Território está situado na Quinta do Norte e destina-se à promoção e desenvolvimento do território estimulando a base económica local e os recursos endógenos com elevado valor. Consubstancia-se numa resposta da Norte Crescente e tem como principal objetivo a defesa e valorização do ambiente e cultura, património natural e cultural e promoção do território. É também no CAST que está inserida a Equipa de Eventos da Norte Crescente, que anualmente desenvolve os seguintes eventos para a comunidade, Caça ao Ovo na Páscoa, Dia da Criança, Dia das Bruxas e o Mercadinho de Natal. Desenvolve também em parceria com entidades locais, o Festival do Inhame e a Festa do Milho. Estima-se que o CAST tem uma participação de cerca de 7500 pessoas por ano.
Considerando a importância das respostas sociais da Norte Crescente e abrangência de pessoas com quem trabalha, a requalificação dos edifícios da Quinta do Norte e do ATL da Ajuda da Bretanha irá permitir dar uma melhor resposta aos seus benificiários, bem como, a toda a comunidade envolvente. Irá permitir também, que os mesmo tenham acesso a instalações qualificadas e equipadas para que possam ampliar as oportunidades de capacitação e progressão pessoal.

Criado em 15 de abril de 2025