A tradicional Festa do Milho festeja-se na Bretanha, concelho de Ponta Delgada, sendo um evento de afirmação do território suportado nas suas tradições culturais, dando palco a todas as tradições que envolvem as freguesias da Bretanha cujo território ainda é marcadamente rural. Atualmente e apesar do incremento de serviços e de uma maior oferta de emprego na Cidade de Ponta Delgada, o seu processo de desenvolvimento ainda se suporta na agricultura, nomeadamente nas explorações agropecuárias existentes. É neste sentido, que se pretende retratar e vivenciar as práticas culturais agrícolas, nomeadamente as associadas à cultura do milho, recriando alguns dos processos de produção do milho para que residentes e visitantes possam relembrar, ou mesmo conhecer, como antigamente o milho era produzido.

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro irá decorrer a Festa do Milho de 2022, na envolvente do Moinho do Pico Vermelho na Ajuda da Bretanha, compreendendo um conjunto diverso de atividades culturais e de elementos de animação etnográfica. Ao longo dos três dias da festa estarão sempre presentes as barraquinhas que compõem a Feira Gastronómica, organizadas por instituições sem fins lucrativos locais, com receitas gastronómicas típicas e locais onde será possível degustar o pão de milho, a sopa de milho, as carnes, as bifanas, as papas do carolo de milho, as malassadas, o milho torrado, o milho cozido e o inhame da Bretanha.

E quem melhor do que as instituições locais para manterem o legado gastronómico da Bretanha, assim em 2022 a Festa do Milho conta com a presença da Comissão de Festas da Nª Senhora da Ajuda da Bretanha, do Centro Social e Paroquial da Nª Senhora da Ajuda da Bretanha, dos jovens da Paróquia da Bretanha, do Agrupamento de Escuteiros da Bretanha e dos Mordomos do Espírito Santo do Pilar da Bretanha.

A dinamização do evento Festa do Milho de 2022 parte de uma organização conjunta entre as freguesias da Ajuda da Bretanha, do Pilar da Bretanha, dos Remédios, da Associação Norte Crescente e Câmara Municipal de Ponta Delgada, contando ainda com o apoio de outras instituições locais e de produtores bovinos locais que mantêm o gosto pela manutenção e preservação das tradições. A organização pretende manter e promover as tradições locais vivas, uma vez que muitas destas práticas agrícolas já não são utilizadas no dia-a-dia, contudo, ainda há muita gente que a sabe fazer e cabe a nós perpetuar esta tradição e mostrá-la aos mais novos para que a tradição possa, assim, permanecer viva através de várias gerações.