Constituída em Junho de 2003, a NORTE CRESCENTE – Associação de Desenvolvimento Local tem o importante objetivo de ser a Instituição catalisadora do desenvolvimento integrado e sustentado das oito freguesias da zona geográfica do Norte do Concelho de Ponta Delgada: Fenais da Luz, São Vicente, Capelas, Santo António, Santa Bárbara, Remédios, Ajuda da Bretanha e Pilar da Bretanha, representativas de 40% do espaço geográfico do concelho constituído por uma população aproximada de 15.000 habitantes. Devido à sua localização geográfica, caracterizam-se por um isolamento das zonas urbanas, nomeadamente de Ponta Delgada, onde os recursos e as instituições de suporte se centralizam. São comunidades sobretudo ligadas a actividades rurais e fortemente dependentes de apoios sociais, enfrentando dificuldades carecendo de respostas e suporte.

As dinâmicas sociodemográficas do território refletem alteração das estruturas familiares com elevado relevo para famílias monoparentais, recompostas e unipessoais, pautadas por contextos desestruturados e vulneráveis, fomentadores de desequilíbrios sociodemográficos, sendo exacerbadas problemáticas como: violência doméstica, défice de competências parentais, comportamentos aditivos, tráfico de estupefacientes, saúde mental, precariedade económica, insucesso e absentismo escolar.

Seguindo um modelo de descentralização, a NORTE CRESCENTE – ADL valoriza as acções de proximidade com as pessoas e o território, com uma equipa multidisciplinar recorrendo às parcerias formais e informais em estreita articulação com as demais respostas existentes.

Notícias

  • Disponibilização de equipamentos informáticos
    Desde o início do ano e na sequência da atualização das medidas do Governo Regional e da Secretaria Regional da Educação, acompanhando a evolução sistemática da Pandemia COVID-19, em por …
  • Abertura de Loja Solidária Norte Crescente
    A criação da Loja Solidária da Norte Crescente é dinamizada com o intuito de promover e contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos socialmente vulneráveis, nomeadamente os …
  • Comemoração do Dia do Pai
    No passado dia 19 de março celebrou-se o Dia do Pai através de um conjunto de atividades alusivas à data.