Este jogo é composto por nove cubos diferentes. O objetivo é compor uma imagem através da junção dos mesmos. No total existem seis imagens a descobrir.
Cada imagem é alusiva a um diferente tema que, no final, prevê a reflexão sobre a igualdade de oportunidades e as diferenças positivas que existem entre as pessoas.
Utilize os links abaixo para descarregar e construir o seu próprio jogo. Bom jogo!
Regras 1 – Bons Comportamentos
Regras 2 – Maus Comportamentos
Este jogo de memória “Descobre o Par” tem como objetivo promover o contato com as diferenças com vista à Igualdade de Oportunidades.
É constituído por cinco grupos de cartões que têm imagens sobre diferentes temas.
Este jogo tem 10 pares de desenhos no total 100 cartões:
- Acessibilidade – 20 cartões
- Partilha de Tarefas – 20 cartões
- Gerações – 20 cartões
- Culturas – 20 cartões
- Religião – 20 cartões
Utilize os links abaixo para descarregar e construir o seu próprio jogo. Bom jogo!
Este jogo visa conhecer os direitos humanos, as várias culturas abordando vários temas como a igualdade de género, a deficiência, a cidadania, a religião, a diversidade cultural, entre outros. As equipas deverão superar todas as provas corretamente e vencerá a que chegar ao centro do tabuleiro.
Este jogo está concebido para se jogar em equipas a partir de duas pessoas. Cada equipa escolhe um peão. No espaço de jogo dispõe-se o tabuleiro, um bloco, um lápis, a ampulheta e o baralho de cartas. Lança-se o dado e a equipa que obtiver a pontuação mais alta começa o jogo. Em caso de empate volta-se a lançar o dado.
Na sala da Quinta do Norte o Jogo das Igualdades estará disponível para todos/as aqueles/as que quiserem, mediante marcação, aprender de forma lúdica várias temáticas no âmbito da Igualdade de Oportunidades.
Estes materiais lúdico-pedagógicos pretendem deixar as crianças a pensar sobre alguns conceitos associados às diferenças. Convidamos-te a fazer o download destes materiais e a descobrires os principais conceitos neles escondidos.
Estes materiais destinam-se às crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos.
O Mundo dos Quadradinhos – Palavras Cruzadas – pode ajudar-te a descobrir mais algumas coisas acerca da diversidade humana. Não percas a oportunidade, aprende mais fazendo o download dos documentos em baixo.
Os exercícios que podes encontrar em baixo trabalham várias temáticas no âmbito da Igualdade de Oportunidades. Convidamos-te a descarregá-los e em grupo aprender algo mais sobre a diversidade humana.