Este jogo é composto por nove cubos diferentes. O objetivo é compor uma imagem através da junção dos mesmos. No total existem seis imagens a descobrir.

Cada imagem é alusiva a um diferente tema que, no final, prevê a reflexão sobre a igualdade de oportunidades e as diferenças positivas que existem entre as pessoas.

Utilize os links abaixo para descarregar e construir o seu próprio jogo. Bom jogo!

Regras 1 – Bons Comportamentos

Regras 2 – Maus Comportamentos

Cubo 1 – Bons Comportamentos de Cidadania Ativa (Pratica)

Cubo 2 – Maus Comporatamentos de Cidadania Ativa (Muda)

Este jogo de memória “Descobre o Par” tem como objetivo promover o contato com as diferenças com vista à Igualdade de Oportunidades.

É constituído por cinco grupos de cartões que têm imagens sobre diferentes temas.

Este jogo tem 10 pares de desenhos no total 100 cartões:

  • Acessibilidade – 20 cartões
  • Partilha de Tarefas – 20 cartões
  • Gerações – 20 cartões
  • Culturas – 20 cartões
  • Religião – 20 cartões

Utilize os links abaixo para descarregar e construir o seu próprio jogo. Bom jogo!

Regras do Jogo

Cartões – Religião

Cartões – Acessibilidade

Cartões – Diversidade Cultural

Cartões – Gerações

Cartões – Partilha de Tarefas

Este jogo visa conhecer os direitos humanos, as várias culturas abordando vários temas como a igualdade de género, a deficiência, a cidadania, a religião, a diversidade cultural, entre outros. As equipas deverão superar todas as provas corretamente e vencerá a que chegar ao centro do tabuleiro.

Este jogo está concebido para se jogar em equipas a partir de duas pessoas. Cada equipa escolhe um peão. No espaço de jogo dispõe-se o tabuleiro, um bloco, um lápis, a ampulheta e o baralho de cartas. Lança-se o dado e a equipa que obtiver a pontuação mais alta começa o jogo. Em caso de empate volta-se a lançar o dado.

Na sala da Quinta do Norte o Jogo das Igualdades estará disponível para todos/as aqueles/as que quiserem, mediante marcação, aprender de forma lúdica várias temáticas no âmbito da Igualdade de Oportunidades.

 

Estes materiais lúdico-pedagógicos pretendem deixar as crianças a pensar sobre alguns conceitos associados às diferenças. Convidamos-te a fazer o download destes materiais e a descobrires os principais conceitos neles escondidos.

Estes materiais destinam-se às crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos.

Caças as Palavras

O Mundo dos Quadradinhos – Palavras Cruzadas – pode ajudar-te a descobrir mais algumas coisas acerca da diversidade humana. Não percas a oportunidade, aprende mais fazendo o download dos documentos em baixo.

Palavras Cruzadas 1

Palavras Cruzadas 2

Palavras Cruzadas 3

Palavras Cruzadas 4

Palavras Cruzadas 5

Soluções

 

Sopa de Letras

Os exercícios que podes encontrar em baixo trabalham várias temáticas no âmbito da Igualdade de Oportunidades. Convidamos-te a descarregá-los e em grupo aprender algo mais sobre a diversidade humana.

Sopa de Letras 1

Sopa de Letras 2

Sopa de Letras 3

Sopa de Letras 4

Sopa de Letras 5

Sopa de Letras 6

Sopa de Letras 7

No trabalho diário com crianças e jovens, apercebemo-nos que as histórias funcionam como um vínculo primordial de questionamento de temáticas atuais pertinentes no âmbito da Igualdade de Oportunidades. Desta forma reunimos um conjunto de histórias que julgamos serem pertinentes na sensibilização para a mudança comportamental a longo-prazo.
 
Acreditamos no poder das histórias na estruturação desta mudança. Desafiamos todos/as a fazerem o mesmo, aprendendo a respeitar as pessoas nas suas diferenças.