A dinamização do evento do Festival do Inhame parte de uma organização conjunta entre a freguesia dos Remédios, da Norte Crescente e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, contando ainda com o apoio de outras instituições locais, juntas de freguesia limítrofes, Clube dos Remédios, Paróquia dos Remédios, Escuteiros da Bretanha, Filarmónica N. Sra. dos Remédios e demais população e empresários locais.
A freguesia dos Remédios é uma freguesia repleta de beleza natural que pode ser apreciada nos seus diversos miradouros. Em várias zonas é possível encontrar os seus fontanários, pias, ermidas e triatos. São anos de uma freguesia construída pelo orgulho e trabalho de todos os que lá passam que contribuem para o seu bem-estar e desenvolvimento.
O Festival do Inhame pretende valorizar a produção e consumo do inhame, tradicionalmente produzido na zona da Bretanha, mas com elevada presença na Freguesia dos Remédios. É um evento onde se pretende recriar a história e a cultura do inhame, demonstrando a sua cultura, mas também todo o seu aproveitamento gastronómico, apresentando as várias iguarias existentes e apostando em introdução de alguns elementos de inovação e modernidade.
O Festival do Inhame de 2023 é realizado no fim de semana de 2 a 5 de fevereiro de 2023, em que o primeiro dia (quinta-feira) é para a promoção e envolvimento Intrafreguesia e os restantes dias para apostar numa maior projeção regional, ao nível da ilha de S. Miguel, da cultura do inhame. O acesso e participação no evento é gratuita. Em termos de programação a Festa do Inhame aposta nas seguintes iniciativas:
– Tarde de animação com crianças e idosos – 2 e 5 de fevereiro
– Concurso Gastronómico associado ao Inhame – 4 de fevereiro
– Barracas com Gastronomia Regional – 2, 3, 4 e 5 de fevereiro
– Animação noturna – 2, 3 e 4 de fevereiro
O evento será polarizado no pavilhão da freguesia dos Remédios e decorrerá maioritariamente no seu interior e utilizando as infraestruturas existentes. A componente da alimentação e bebidas será suportada por barracas de organizações cívicas locais, todas elas com a missão de vender produtos gastronómicos tradicionais. A animação musical do evento irá apostar em trazer cantores e/ou artistas da música popular nacional, possibilitando às populações residentes o contacto e usufruto de um espetáculo que normalmente não ocorre em S. Miguel, assumindo como um elemento diferenciador dos restantes eventos regionais e alternativa aos denominados festivais de Verão, uma vez que o evento é orientado para todas as faixas etárias, mas sobretudo para uma população com mais idade.
O investimento do projeto prevê a aquisição de equipamentos e serviços necessários para a implementação da Festa do Inhame de 2023, nas suas diferentes vertentes culturais: etnográficas, artesanato, gastronómica, animação e música. Deste modo os investimentos encontram-se divididos nas diferentes componentes: Preparação e instalação de equipamentos; Licenciamentos, Promoção, Animação Cultural e Musical.
Criado a 24 janeiro 2023