O Ponto de Estudo dos Remédios, promovido pela Norte Crescente é um projeto que se enquadra nos objetivos do Governo Regional dos Açores em criar Pontos de Apoio ao Estudo para Crianças e Jovens, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social – DRPIIS e financiado pelo PRR, cujas famílias apresentem fracos recursos económicos e tem como principal objetivo promover o sucesso escolar e reduzir a taxa de abandono escolar precoce, colmatando as carências identificadas ao nível do acompanhamento das famílias mais fragilizadas ao percurso escolar dos seus filhos. Tem como principal missão promover o sucesso escolar de crianças e jovens através do apoio ao estudo e da promoção de ações educativas num ambiente calmo, agradável e acolhedor.
O Ponto de Apoio ao Estudo funcionará na freguesia dos Remédios, nomeadamente na escolaEB1/JI Padre António Nunes em parceria com o Agrupamento Escolar da EBI Capelas, e teve início no primeiro período letivo de 2024/2025, durante a época letiva, das 14h até 18h30, para crianças e jovens preferencialmente do 1º, 2º e 3º ciclo, das freguesias de Santa Bárbara, Remédios, Ajuda e Pilar da Bretanha.
O Ponto de Apoio ao Estudo é orientado para alunos que sejam detentores de apoio social e escolar, conforme sinalização do Agrupamento Escolar da EBI Capelas, a frequência é gratuita e inclui lanche e transporte para casa.
Para além do acesso ao apoio escolar, as crianças e jovens terão, ainda, a oportunidade de usufruir de um conjunto de ateliês com componente lúdica e pedagógica, cujo o principal intuito será fomentar o desenvolvimento de outras competências de desenvolvimento pessoal assim como aumentar as suas qualificações escolares. Todas as atividades educativas serão dinamizadas em grupo ou individualmente (apoio) e são adequadas a cada faixa etária e às necessidades educativas de cada um, com o objetivo de motivá-los para as aprendizagens letivas.
Como objetivos do Ponto de Estudo, podemos destacar:
– desenvolvimento da autonomia das crianças e jovens;
– apoiar as crianças e jovens na realização dos trabalhos de casa;
– orientar e ajudar na organização dos dossiês;
– desenvolvimento de hábitos e técnicas de estudo em crianças e jovens desmotivados;
– promover o sentido de responsabilidade pessoal e social;
– desenvolver o pensamento crítico e criativo;
– desenvolver competências de interpretação e resolução de problemas;
– promover a entreajuda e colaboração entre pares.
Pretende-se, assim, fomentar a aquisição de métodos de estudo, promover estratégias de estudo, a autonomia, o despertar da curiosidade, a motivação, o espírito crítico e a cooperação, contribuindo deste modo, para o desenvolvimento integral de cada criança/jovem.
Os ateliês, a par da componente do apoio escolar, pretendem proporcionar experiências significativas e diferenciadas que possam permitir a cada criança/jovem, privadas de muitas atividades lúdico-pedagógicas, descobrir e desenvolver o próprio potencial, isto é, que seja potenciado a imaginação, criatividade, comunicação com os outros, o raciocínio, a memória, capacidades físicas e responsabilidade. Relativamente aos ateliês com componente lúdico e pedagógica destacamos:
– atividades desportivas;
– atelier ambiente e cultura;
– ateliers de expressão comportamental, dramática e movimento;
– oficinas TIC.
O Ponto de Estudo, pretende, assim, orientar as crianças e jovens nos métodos e técnicas de estudo que melhor se adequar a cada criança/jovem, para que possam aprender a aprender de forma a que se possam tornar cada vez mais autónomos na organização da sua vida escolar, potenciando as capacidades de aprendizagem e aquisição de competências. Para mais informações ou sinalizações de alunos podem contactar a Norte Crescente,
publicado em 26 setembro 2024