O desígnio da Norte Crescente está na necessidade de uma maior intervenção e de um maior acompanhamento de proximidade da população carenciada de modo a que se consiga criar situações de rutura nos ciclos viciosos existentes e alavancar o processo de integração social e de melhoria das condições de vida das pessoas. O desenvolvimento transversal do trabalho da Norte Crescente suporta-se no princípio de que se torna necessário conhecer e acompanhar as pessoas, o seu contexto e enquadramento, suportando-se numa filosofia orientada para acreditar nas pessoas, em que se estabeleça um acompanhamento coresponsabilizado das pessoas com necessidades.
Cientes de que o presente esforço só terá sucesso se todos os intervenientes (colaboradores, parceiros, fornecedores e entidades financiadoras) apoiarem o trabalho que se pretende desenvolver em prol da sustentabilidade da Norte Crescente, apela-se sistematicamente à compreensão e a uma ajuda efetiva por parte de todos, ainda que compreendemos que esse esforço terá sempre que partir dos atuais corpos sociais e dos colaboradores. É na mobilização, esforço e criatividade dos corpos sociais e dos colaboradores que se agilizará todo o processo de ajustamento da Norte Crescente necessário.
No ano de 2022 é possível apresentar uma melhoria da situação financeira da Norte Crescente, porém para a concretização desses resultados muito contribuíram fatores extraordinários que não se preveem que voltem a ocorrer, por isso compete-nos alertar para a necessidade de continuarmos o processo de estabilização da situação financeira, sobretudo quando se verifica um aumento significativo da taxa de inflação que se reflete num aumento dos custos de funcionamento e de estrutura da Norte Crescente. Estes resultados positivos permitem ainda aumentar o capital próprio da Norte Crescente e regularizar processos de alguns financiamentos não concretizados, pelo que cada vez mais as contas da Norte Crescente evidenciam o seu estado com uma maior clareza, logicamente que estes resultados positivos não são o objetivo da Norte Crescente, mas surgem proporcionalmente e diretamente relacionados com o pagamento das dívidas existentes, já que os valores extraordinários e a poupança que se consegue gerar é completamente alocada para a regularização dos valores pendentes.
De acordo com os elementos apurados pela contabilidade em 2022 registou-se um volume de proveitos e receitas de 538.165,41 euros, maioritariamente obtido através de subsídios de exploração (467.061,17 euros), outros rendimentos e ganhos (28.668,62 euros) e em vendas e prestação de serviços (32.422,62 euros), que já evidenciam um ajustamento face ao levantamento de algumas medidas mais restritivas do COVID-19. Relativamente às despesas e gastos, atingiu-se um montante global de 444.418,88 euros, repartido em fornecimentos e serviços externos (88.042,14 euros), gastos com pessoal (306.371,94 euros) e outros gastos e perdas (47.444,48 euros). Estes gastos e perdas seguem a linha de operação do ano de 2021.
Deste modo, em 2022 obteve-se um resultado operacional EBITDA positivo de 93.746,53 euros, porém considerando outros gastos, amortizações, depreciações, custos de financiamentos obtidos e impostos, apurou-se um resultado líquido do exercício positivo de 45.106,20 euros. Este resultado acaba por ser a consequência natural do esforço que está a ser feito ao nível da regularização das dívidas existentes e em que todo o dinheiro que se consegue libertar da atividade é direcionado para o pagamento dessas dívidas. Este esforço não inibe o correto funcionamento das respostas sociais, mas limita o seu desenvolvimento e aprofundamento. Salienta-se que em 2022 foi possível regularizar todos os valores pendentes e por pagar a colaboradores, ainda que essa regularização possa por em causa, durante o ano de 2023, a execução de alguns projetos.
Para mais informações pode ser consultado o Relatório de Atividades e Contas de 2022 no seguinte link: https://nortecrescente.pt/web/wp-content/uploads/2023/05/22.05.-relatorio-atividades-e-contas-2022-Norte-Crescente.pdf
#NC #nortecrescente #acreditarnaspessoas #prestarcontas